segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Considerações Finais

O que o blog nos influenciou.


   “Iniciamos o blog com o intuito de falar sobre um assunto que para muitos, é considerado indiscutível, a Religião.
    Visitando diferentes templos religiosos vivenciamos um pouco de cada religião apresentada no blog, e as similaridades eram diversas. 
    Nossa primeira experiência foi o templo Budista, e diferente das outras, ela não prega a adoração a um Deus e sim a busca individual e espiritual, tanto que por muitos, o budismo não é considerado uma religião e sim uma filosofia de vida, sendo não ateísta. 
    A segunda religião abordada foi o catolicismo, considerada a maior, em valor histórico e também em números de fiéis, porém vem perdendo espaço para a doutrina evangélica e pelos inúmeros escândalos que estão vindos à tona. É monoteísta e prega os ensinamentos da Bíblia baseada no Cristianismo.
    A nossa ida a Igreja Universal do Reino de Deus foi, com certeza, a mais impactante, pois ao contrário das outras religiões que pregam a busca da paz espiritual, ela prega sobre o materialismo, frisando sempre as condições financeiras, que diz ser baseada na Teologia da Libertação. É monoteísta, surgiu a partir da Reforma Protestante.
    Nosso ultimo post nos chamou bastante atenção, pois saímos do achismo, de apenas saber do ouvir, e procuramos a fundo o que seria cada religião. Vimos o preconceito sofrido, e a distinção delas, e aprendemos que não é certo fazer um pré-conceito daquilo que não conhecemos. Estamos muito satisfeitas com o resultado do blog”


Giulia Tancredi, Karlla Gaiba,
Thayna Venturini e Zibia Ribeiro.



As Religiões Afro-descendentes

CANDOMBLÉ



    O candomblé é uma religião de origem africana, monoteísta, trazida para o Brasil no período em que os negros eram escravizados. A igreja católica, constituída na época apenas por donos de fazendas e sua família, brancos, abominavam o ritual africano, pois julgava o ato criminoso, a solução que os escravos acharam foi cultuar seus Orixás, Inquices e Vodus, omitidos em santos católicos.
    Os candomblecista consideram os orixás divindades que correspondem a manifestação das forças da natureza, que possuem personalidade e habilidades distintas, como preferências ritualísticas.
    Os rituais do Candomblé realizam-se em templos chamados roças ou terreiros, podendo ser de linhagem matriarcal (somente mulheres assumem a liderança), patriarcal (somente homens assumem a liderança) ou mista (ambos podem assumir) considerados mãe de santo ou pai de santo, que celebram o ritual no terreiro, em ritmo de dança, o tambor toca e os filhos invocam seus orixás, inicia-se então o despacho do Exú.         Acredita-se que cada filho nasce com seu orixá.
    Exú significa esfera, é o guardião das casas, aldeias, cidades e do axé, das coisas feitas e do comportamento humano.
    Axé significa um poder de força sobrenatural, pode ser usada também para se referir ao terreiro.

    O candomblé, pelos que desconhecem, é tido como macumba, que realiza rituais macabros, porém, o mal não está na religião, e sim em quem o pratica. No entanto, macumba, remete-se à dança, ou instrumento musical de percussão, de origem africana. Porém, a maioria dos terreiros de Candomblé se recusa a utilizar essa denominação, já que no sentido pejorativo da palavra, remete-se a feitiço, despacho ou mandinga.           Para muitos, oferenda e macumba é a mesma coisa, mas não são. A importância da oferenda é um agradecimento para os orixás, o importante é transmitir o bem, pois quando as pessoas querem o bem, é transmitida as energias positivas para os seus adjacentes, quando querem o mal, transmitem energia negativa. Fazer o mal ou o bem depende de cada um.
O preconceito e a discriminação ainda assombram o candomblé, marginalizados pela sociedade e por outras religiões, muitas vezes se escondem para não sofrerem ainda mais com o preconceito.
Mesmo com sua consolidação aqui no Brasil, o Candomblé não é amplamente divulgado, fazendo com que pessoas totalmente desinformadas façam crítica que deixam a desejar. A falta de conhecimento, aliada com fatores históricos torna o preconceito ainda mais difícil. Por ser composto pela maioria de fiéis negros, o preconceito dobra.


    “O preconceito com o Candomblé se confunde, de forma muito forte, com o preconceito racial.”
Eligiane Miguel,
Graduada em história.

 

    O candomblé não pode ser igualado à umbanda. No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação. Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda, mas o faz em dias, horários e locais diferentes.


Orixás,considerados divindades que correspondem a manifestação das forças da natureza no Candomblé.



“O candomblé sobrevive até hoje porque não quer convencer as pessoas sobre uma verdade absoluta, ao contrário da maioria das religiões.”
Pierre Verger.







UMBANDA



    É uma religião heterodoxa e 100% brasileira, foi fundada em 15 de novembro de 1908 pelo médium Zélio de Moraes, no Rio de Janeiro, a religião ganhou força à medida que o catolicismo não atendia às necessidades da população. Estimativas apontam que a umbanda tem cerca de 40 milhões de adeptos no Brasil e que cerca de 15% dos moradores da região sejam praticantes.
  

“Muitos se declaram espíritas para fugir do preconceito, que quase sempre ocorre por desconhecimento ou fanatismo”, diz Ronaldo, ou pai Ronaldo.


    Não é de negar que a Umbanda nasceu de uma miscigenação de crenças, vindas de outras religiões. Talvez por isso seja tão aberta, sem discriminações. 
O importante mesmo é termos total consciência de que a Umbanda veio da cultura afro, somada aos costumes indígenas tupiniquins, além é claro do sincretismo católico, este último uma mistura de amor e imposição. Claro que ainda existem influências orientais, cardecistas, místicas, uma verdadeira miscelânea de culturas. A mais forte destas influências é do Candomblé. É um exemplo de sincretismo religioso, pois abraça várias religiões. 

    Os fundamentos da Umbanda variam conforme a vertente que a pratique.
  • A existência de uma fonte criadora universal, um Deus supremo, pode receber os nomes Zambi, Olorum ou Oxalá. Algumas das entidades, quando incorporadas, podem nomeá-lo de outra forma, como por exemplo Tupã, para caboclos, entre outros, mas são todos o mesmo Deus.
  • Ritual variando pela origem.
  • Vestes, em geral, brancas.
  • Altar, Congá ou Peji com imagens católicas, pretos-velhos, caboclos, baianos, marinheiros e boiadeiros.
  • Bases: africanismo, espiritismo, amerindismo, catolicismo.
  • Magia branca.
  • O culto aos orixás como manifestações divinas.
  • O mediunismo como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, manifestado de diferentes formas.
  • A crença na imortalidade da alma.
    A Umbanda realiza seus cultos no templo, centro, tenda ou terreiro, realizando suas sessões, giras ou cultos para promover atendimentos espirituais por meio da incorporação dos seus guias e entidades.
O chefe é o pai ou mãe de santo, ou sacerdote umbandista. São os médiuns mais experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do templo. São quem coordenam as giras, quem comandará a espiritualidade e a materialidade durante os trabalhos.
Como uma religião espiritualista, a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio dos médiuns.
  
    Médium é toda pessoa que tem a capacidade de se comunicar com entidades desencarnadas ou espíritos, seja pela mecânica da incorporação, pela vidência, pela audiência ou pela psicografia (escrever movido pela influência de espíritos).
     Muitas pessoas confundem as religiões afrodescendentes, fazendo delas uma só, e julgando- as, como dizemos anteriormente, como macumbaria, ocultismo, magia negra, mas a doutrina dessas religiões não são piores que as das outras comumente seguidas, como o preconceito ainda atinge muito essas religiões, elas não se mostram, praticam seus cultos dentro de seus muros, constituindo os terreiros. A espiritualidade e a simplicidade são grandes características dessas religiões. 











segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A igreja Universal do reino de Deus

 A igreja universal é de correntes pentecostais evangélicas e  chegou ao Brasil em 1910, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, mas se tornou conhecida por intermédio do bispo Edir Macedo.
 A doutrina da igreja Universal a Bíblia sagrada é a unica regra infalível e imutável para vida e o caráter cristão. 

"estarão abertos os meus olhos
e atentos meus ouvidos,
à oração que se fizer neste lugar"
2 Crônicas, 7-15
Versículo exposto na parede da igreja universal do reino de deus em vitória, ES

Nossa experiencia na Igreja Universal do Reino de Deus

Foto da faixada da igreja universal Jesus Cristo 
é o Senhor de Vitoria, localizada na reta da penha.

Para a realização deste blog nos comprometemos a visitar vários templos, e em meio as nossas visitas não nos sentimos como na igreja Universal. O primeiro momento foi mais impactante, os gritos de um dos pastores (não sabemos seu nome), no qual ministrava a reunião ecoavam pelo templo de forma ensurdecedora e os gritos eram glorificados de pé pelos fiéis. Também notamos que os pastores tinham vários modos de prender a atenção dos fiéis com performances, frases de impacto, musica, variações no volume dos microfones para causar mais impacto e também a distribuição de brindes, como rosas que supostamente seriam o seu ele com Deus e carteira com todas as cédulas do real demonstrativas, para que os fieis às completassem e as devolvessem para a igreja. Um dos pastores chegou a falar que alguns dos fiéis completariam a carteira até o final da semana pela força de Deus.

"Honrará a carteira de Deus,
e Deus vai horar a sua!"
Frase dita por um dos pastores que regiam a reunião.

Os problemas resolvidos na igreja universal, não falam sobre a absorvição do fiel para a entrada no reino de Deus, mesmo essa sendo uma das doutrinas da igreja, todas as propostas de ajuda dadas pelos pastores falavam sobre a realização financeira  e de como: "O dinheiro atinge a tudo, tá na bíblia! (...) É preciso ter dinheiro para glorificar a Deus!(...) Com Jesus o Dinheiro traz felicidade, sim!(...) Com dinheiro, até o feio fica bonito!" Entre outras barbaridades faladas durante a reunião em que estávamos.  O dinheiro seria a solução de tudo, e Deus o traria para você, ajudando-o a comprar seu carro importado, sua casa, sua loja, se você pagasse o dizimo Deus iria te glorificar e te dar todos esses bens mundanos. Apesar da igreja falar muito de Jesus, ela não segue seus princípios, já que segundo a bíblia, que também era muito citada, Jesus foi um homem humilde, diferente do que os pastores incentivavam seus fiéis à serem.
Algumas pessoas eram tocadas pelos pastores, para receber benção, ou até mesmo para "expulsar entidades", como aconteceu com a moça que sentava a nossa frente.
A igreja também distribui nas ruas um jornal que é de edição nacional. "A folha universal" fala de tudo, como um jornal comum, mas destacando matérias evangélicas e até mesmo algumas de critica à outras personalidades pertencentes à outras igrejas. 


Foto da matéria que fala sobre o bispo da Alemanha  Franz-Peter Tebartz-Van Elts, que foi afastado pelo Vaticano, acusado de gastar uma quantias de 31 milhões de euros em sua residencia oficial.

Não fomos capazes de acompanhar a reunião até o final, de tanto ouvir os gritos dos pastores, uma de nós soltou até um "amém" no final de uma glorificação, mesmo sem acreditar em Deus. Assim percebemos como alguns podem ser afetados, até mesmo os descrentes. 


" E estes cães são gulosos,
não se podem fartar;
E eles são pastores que nada compreendem:
Todos eles se tornam para o seu caminho,
cada um para sua ganância,
cada um por sua parte."
Isaias, 56-11

Esclarecimento
 Não nos foi permitido gravar ou fotografar as dependências da igreja.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Catolicismo.


        O catolicismo é uma religião que surgiu por volta de 50 d.C e prega os ensinamentos de Jesus Cristo (amor, compaixão e fraternidade).



       A teologia do catolicismo é baseada na bíblia, definido assim como um "falar a partir de Deus".
O catolicismo é uma das religiões mais centralizadas do mundo e um dos maiores representantes do cristianismo na contemporaneidade, tendo como seu controlador o papa, escolhido por um grupo de elite de cardeais. No vaticano se concentra o maior numero de fiéis, inclusive o papa. Congrega a maior comunidade de cristãos existentes no planeta e é marcado por uma rígida estrutura hierárquica nas seguintes instituições: as paróquias, as dioceses e as arquidioceses. Todas as instituições estão na direção do vaticano, comandado pelo papa, abaixo dele está seus subordinados: os cardeais, arcebispos, bispos e padres.
    O Catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência do céu, inferno e  purgatório. A ida para cada desses destinos depende dos atos do fiel em vida.
    A liturgia católica reafirma sua crença dos sete sacramentos que simbolizam a comunhão espiritual do fiel junto a Deus. Dentre estão o batismo, a crisma, a eucaristia, a confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção. A missa é o principal culto dos seguidores.
     Durante a idade média a igreja instituiu uma íntima relação entre os membros do clero e nobreza, e a partir dai se tornou uma instituição influente e detentora de terras e fiéis.


Imagem de Jesus Cristo crucificado. A mesma está exposta no convento da Penha.


Importância do Convento da Penha para o Catolicismo.

     O Convento da Penha, localiza-se no município de Vila Velha e é visitado diariamente por devotos do catolicismo. Fundado pelo Frei Pedro Palácios, por volta de 1558, o lugar tem como sua padroeira a Nossa Senhora da Penha, e é considerado um lugar de muitos milagres. A Ladeira da Penitência foi a primeira via de acesso para o convento, tem esse nome por ser muito íngreme e por suas pedras escorregadias. Também chamada de "Ladeira das sete voltas", hoje é área exclusiva para pedestres.
Existe lá um museu, aberto em 1952 e reinaugurado em 2000, que abriga histórias antigas, expressas em vestimentas e objetos pertencentes aos primeiros freis. Ao lado fica a Sala dos Milagres, local onde se encontra peças de gesso com nomes, muletas, vestidos de noivas, fotos, dentre outros objetos pessoais de fiéis, deixados, simbolizando os milagres atribuídos por Nossa Senhora da Penha, que tem sua imagem exposta na sala. Próximo fica a Parede dos Milagres, onde se encontra nomes e agradecimentos, forma dos fiéis agradecerem pelas preces atendidas.



Convento da Penha, milhares de fieis frequentam as missas que acontecem diariamente no local.


 Parede dos Milagres, Convento da Penha. Milhares de Fiéis agradecendo pelas preces atendidas.


O convento de Nossa Senhora da Penha foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943, sendo considerado um dos maiores atrativos turísticos e religiosos do Estado do Espírito Santo.


O QUE É RELIGIÃO PARA VOCÊ? 

"É o encontro de Deus com o homem, e o encontro do homem com Deus." 
Lucas Moreira, 14 anos. Estudando para ser frei.

Após questionarmos ao Lucas o porquê da escolha de se tornar um frei, ele responde: 

"É um chamado... nós só respondemos ao que Deus nos chama. Sinto que fui chamado desde os 5 anos."

Depoimento do Padre e Frei Valdeci sobre o que é religião para ele.





AGRADECIMENTOS.
Ao Convento da Penha e ao Padre e Frei Valdeci pela recepção.
site do convento com horários das missas, história, etc.: http://conventodapenha.org.br/
 


Lembrança do Convento da Penha.
  









terça-feira, 29 de outubro de 2013

Olhares sobre religião

Para alguns, a religião é a explicação para o inexplicável, como por exemplo, o surgimento da Terra, dos humanos e de toda a vida existente. Para outros é um tipo de conforto, algo em que se empenhar para esquecer dos ditos "pecados" que estão presentes em várias religiões, ou então para garantir a sua entrada no reino dos céus, para remediar o que não tem remédio, por segurança ou para garantir prosperidade e boa vida, o que muitas vezes não ocorre.

(...)A bíblia contem a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecados, e a felicidade do cristão. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustentá-lo, e consolo para anima-lo.(...) 
Trecho da introdução á bíblia do novo testamento
fornecida pelos gideões internacionais no Brasil.

 A religião tem um estado metamórfico que muda e se "renova" de acordo com a história, ou então quando lhe for conveniente mudar. 
O público jovem em especial, está  cada dia menos crente, e o de meia idade crendo cada vez mais em algo não palpável que muitas vezes traz conforto. Talvez os jovens de hoje em dia tenham uma concepção diferente de religião, diverso dos jovens de antigamente, pelo fator informação, que chega muito mais facilmente até eles. Escândalos nas igrejas, a repressão dos muçulmanos, exploração financeira de igrejas evangélicas, etc, e  formam opiniões adversas. 
imagem representando o fanatismo religioso que metaforicamente te algema a religião, autor desconhecido.

"A religião de forma cultural é a caraterística de um povo. De forma institucional é apenas para arrancar dinheiro de gente desesperada por respostas. Sou ateu por que não acredito em Deuses."
Fala de Vinicius Medeiros, 19 anos, ateu.

O jovem Vinicius tem uma opinião que não deixa de ser certa. Como acreditar em igrejas, templos, sinagogas ou o que quer que seja, que vendem milagres, cura, salvação? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Você tem religião? Se sim, O QUE É RELIGIÃO PARA VOCÊ?







domingo, 20 de outubro de 2013

O budismo Zen no Morro da Vagem


O Que é Religião ? 


 Religião, do latim Religare, que significa "ligar de novo", é nada mais que uma devoção, ter fé em tudo que se considera sagrado. É uma crença de buscas de satisfação com práticas religiosas, satisfazendo-se espiritualmente para superar o sofrimento e buscar a felicidade. Também é um conjunto de princípios e práticas de doutrinas religiosas. 
Seus seguidores se reúnem numa comunidade moral chamados de Templos. Todas as religiões tem seus fundamentos, pensamentos de ética e moral, ensinamentos e um Deus a ser adorado.



 O mosteiro zen budista foi fundado no ano de 1974 próximo ao litoral norte do Espírito Santo pelo mestre japonês Ryohan Shingu, em um espaço que inicialmente haviam plantações de café e pastagem. Hoje vivem apenas 3 pessoas no aprendizado zen ministrado pelo abade Daiju (mestre de cargo máximo no mosteiro). Lá os monges tem uma frase regente: "Esquecer de você em prol do coletivo.", tudo é feito em conjunto, até o banho. O dia-a-dia é super ativo, de acordo com o nosso guia, Ryoko, eles sempre tem algo a fazer, até porque os monges recebem grupos escolares de segunda a sexta para o ensino da educação socioambiental e aos domingos para visitação livre, com tanto trabalho, o zen fica só no nome. 

Grupo de visitantes aos domingos


Os monges da doutrina zen budista são ovo-lacto vegetarianos e tem o costume de raspar a cabeça, por higiene e pelo significado de se desprender   do material, mas nada disso é válido sem a raspagem do interior.
o espaço é dividido em 5 templos, cada um com uma finalidade:

O HATTÕ, templo para orações que é regido pela imagem de Buda, fundador da filosofia e religião budista.
 Hattõ templo de oração com a imagem de BUDA


Livro das cantigas oratórias, em japonês romanizado

O SODÕ, templo da meditação, também utilizado como dormitório para quem faz os diversos retiros oferecido no mosteiro .

bancos de meditação no Sodõ.

O TENZORYÕ, o templo da refeição, que de acordo com o Ryoko, é um dos mais importantes, a comida tem que ser feita com primordialidade pelo encarregado, ou seja, tem que ser bem feita.

 Imagem do livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM

Mesa de refeição do templo, imagem do livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VAGEM


O TOSSU, o templo dos sanitários, local da limpeza interna.

Estatua talhada em madeira.


O YOKUSHITSU, templo do banho. Para a limpeza externa, com ofurôs em que a água é aquecida em 38°.

Yokushitsu, templo do banho. FOTO DO LIVRO: MOSTEIRO ZEN MORRO MORRO DA VAGEM

UM POUCO MAIS SOBRE O BUDISMO ZEN

Para alguns religião, para outros filosofia de vida, mas afinal, o que é o budismo? O budismo não é nada além do conhecimento próprio através da meditação. Existem várias vertentes para o budismo, a zen consiste na meditação zazen ("meditação sentada"), que dura 40 minutos em posição de lótus,  e são realizados diariamente pela manha e mais 6 vezes ao dia, por monges e praticantes. O zazen não tem haver com pedidos ou reverencias á Buda. Ao contrário de outras doutrinas, o budismo não consiste na busca do perdão e pedidos sem fim á um Deus com retorno imediato, e sim na busca interior e na escrita da sua própria história, seja ela boa ou ruim.


"Existe alguém que, embora não tenha
comido arroz por muito tempo,
mesmo assim, não sente fome. Existe
outro que, apesar de comer arroz
todo dia, não se sente satisfeito."
Mestre Hui-Hai

O budismo também consiste em deixar algo para o próximo, sempre pensando no coletivo e o inicio e fim de uma história.

"Quando alguém pergunta
"qual o caminho?"
o zen simplesmente responde
"caminhe"."
Ensinamento zen

 
O chinelo virado para frente significa a facilidade para começar uma nova historia.




O QUE É RELIGIÃO PARA VOCÊ?

"A palavra religião vem do latin, religare, que significa ligar o ser humano ao divino. O budismo não tem isso. O budismo é diferente, de acordo com a cultura. Se apega ao autoconhecimento, a busca é individual. Reza a lenda que quando  Siddhartha Gautama (Buda) nasceu, ele apontava um dedo para cima e outro para baixo, significando que, abaixo do céu e acima da terra eu governo meu destino, que é nada mais, nada menos que livre arbítrio, eu faço minhas escolhas independente de qualquer Deus."
Paulo Da Silva, católico.
 Trabalha há 5 anos no mosteiro,
 professor de educação socioambiental.



Daiju, abade do mosteiro falando o que é religião para ele.

UM POUCO MAIS SOBRE DAIJU BITTI

 Daiju, foi discípulo do fundador do mosteiro, que é o primeiro da America Latina, datado de 1974, fundado por Ryohan Shingu. Daiju é hoje abade do mosteiro e reside no local há 39 anos.


Foto do jovem Daiju.



CURIOSIDADES

 Apenas 3 monges foram formados pelo mosteiro desde sua criação.
 Todas a vegetação do mosteiro tem sido plantada pelos monges, isso acontece há 39 anos.


AGRADECIMENTOS

Aos monges que residem e aos que trabalham no mosteiro.
O mosteiro é aberto á visitação aos domingos. Grupo menores de 7 pessoas não precisam marcar visita. O telefone de lá é: (27)3357-3030

REFERENCIAS

Livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM


"Estudar o zen 
é estudar a si mesmo.
Estudar a si mesmo
é se esquecer de si mesmo.
esquecer de si mesmo
é estar uno com todas as coisas."
Mestre Dogen