O Que é Religião ?
Religião, do latim Religare, que significa "ligar de novo", é nada mais que uma devoção, ter fé em tudo que se considera sagrado. É uma crença de buscas de satisfação com práticas religiosas, satisfazendo-se espiritualmente para superar o sofrimento e buscar a felicidade. Também é um conjunto de princípios e práticas de doutrinas religiosas.
Seus seguidores se reúnem numa comunidade moral chamados de Templos. Todas as religiões tem seus fundamentos, pensamentos de ética e moral, ensinamentos e um Deus a ser adorado.
O mosteiro zen budista foi fundado no ano de 1974 próximo ao litoral norte do Espírito Santo pelo mestre japonês Ryohan Shingu, em um espaço que inicialmente haviam plantações de café e pastagem. Hoje vivem apenas 3 pessoas no aprendizado zen ministrado pelo abade Daiju (mestre de cargo máximo no mosteiro). Lá os monges tem uma frase regente: "Esquecer de você em prol do coletivo.", tudo é feito em conjunto, até o banho. O dia-a-dia é super ativo, de acordo com o nosso guia, Ryoko, eles sempre tem algo a fazer, até porque os monges recebem grupos escolares de segunda a sexta para o ensino da educação socioambiental e aos domingos para visitação livre, com tanto trabalho, o zen fica só no nome.
Grupo de visitantes aos domingos
Os monges da doutrina zen budista são ovo-lacto vegetarianos e tem o costume de raspar a cabeça, por higiene e pelo significado de se desprender do material, mas nada disso é válido sem a raspagem do interior.
o espaço é dividido em 5 templos, cada um com uma finalidade:
O HATTÕ, templo para orações que é regido pela imagem de Buda, fundador da filosofia e religião budista.
Hattõ templo de oração com a imagem de BUDA
Livro das cantigas oratórias, em japonês romanizado
O SODÕ, templo da meditação, também utilizado como dormitório para quem faz os diversos retiros oferecido no mosteiro .
bancos de meditação no Sodõ.
O TENZORYÕ, o templo da refeição, que de acordo com o Ryoko, é um dos mais importantes, a comida tem que ser feita com primordialidade pelo encarregado, ou seja, tem que ser bem feita.
Imagem do livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM
Mesa de refeição do templo, imagem do livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VAGEM
O TOSSU, o templo dos sanitários, local da limpeza interna.
Estatua talhada em madeira.
O YOKUSHITSU, templo do banho. Para a limpeza externa, com ofurôs em que a água é aquecida em 38°.
Yokushitsu, templo do banho. FOTO DO LIVRO: MOSTEIRO ZEN MORRO MORRO DA VAGEM
UM POUCO MAIS SOBRE O BUDISMO ZEN
Para alguns religião, para outros filosofia de vida, mas afinal, o que é o budismo? O budismo não é nada além do conhecimento próprio através da meditação. Existem várias vertentes para o budismo, a zen consiste na meditação zazen ("meditação sentada"), que dura 40 minutos em posição de lótus, e são realizados diariamente pela manha e mais 6 vezes ao dia, por monges e praticantes. O zazen não tem haver com pedidos ou reverencias á Buda. Ao contrário de outras doutrinas, o budismo não consiste na busca do perdão e pedidos sem fim á um Deus com retorno imediato, e sim na busca interior e na escrita da sua própria história, seja ela boa ou ruim.
"Existe alguém que, embora não tenha
comido arroz por muito tempo,
mesmo assim, não sente fome. Existe
outro que, apesar de comer arroz
todo dia, não se sente satisfeito."
Mestre Hui-Hai
O budismo também consiste em deixar algo para o próximo, sempre pensando no coletivo e o inicio e fim de uma história.
"Quando alguém pergunta
"qual o caminho?"
o zen simplesmente responde
"caminhe"."
Ensinamento zen
O chinelo virado para frente significa a facilidade para começar uma nova historia.
O QUE É RELIGIÃO PARA VOCÊ?
"A palavra religião vem do latin, religare, que significa ligar o ser humano ao divino. O budismo não tem isso. O budismo é diferente, de acordo com a cultura. Se apega ao autoconhecimento, a busca é individual. Reza a lenda que quando Siddhartha Gautama (Buda) nasceu, ele apontava um dedo para cima e outro para baixo, significando que, abaixo do céu e acima da terra eu governo meu destino, que é nada mais, nada menos que livre arbítrio, eu faço minhas escolhas independente de qualquer Deus."
Paulo Da Silva, católico.
Trabalha há 5 anos no mosteiro,
professor de educação socioambiental.
Daiju, abade do mosteiro falando o que é religião para ele.
UM POUCO MAIS SOBRE DAIJU BITTI
Daiju, foi discípulo do fundador do mosteiro, que é o primeiro da America Latina, datado de 1974, fundado por Ryohan Shingu. Daiju é hoje abade do mosteiro e reside no local há 39 anos.
Foto do jovem Daiju.
CURIOSIDADES
Apenas 3 monges foram formados pelo mosteiro desde sua criação.
Todas a vegetação do mosteiro tem sido plantada pelos monges, isso acontece há 39 anos.
AGRADECIMENTOS
Aos monges que residem e aos que trabalham no mosteiro.
O mosteiro é aberto á visitação aos domingos. Grupo menores de 7 pessoas não precisam marcar visita. O telefone de lá é: (27)3357-3030
REFERENCIAS
Livro: MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM
"Estudar o zen
é estudar a si mesmo.
Estudar a si mesmo
é se esquecer de si mesmo.
esquecer de si mesmo
é estar uno com todas as coisas."
Mestre Dogen