segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A igreja Universal do reino de Deus

 A igreja universal é de correntes pentecostais evangélicas e  chegou ao Brasil em 1910, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, mas se tornou conhecida por intermédio do bispo Edir Macedo.
 A doutrina da igreja Universal a Bíblia sagrada é a unica regra infalível e imutável para vida e o caráter cristão. 

"estarão abertos os meus olhos
e atentos meus ouvidos,
à oração que se fizer neste lugar"
2 Crônicas, 7-15
Versículo exposto na parede da igreja universal do reino de deus em vitória, ES

Nossa experiencia na Igreja Universal do Reino de Deus

Foto da faixada da igreja universal Jesus Cristo 
é o Senhor de Vitoria, localizada na reta da penha.

Para a realização deste blog nos comprometemos a visitar vários templos, e em meio as nossas visitas não nos sentimos como na igreja Universal. O primeiro momento foi mais impactante, os gritos de um dos pastores (não sabemos seu nome), no qual ministrava a reunião ecoavam pelo templo de forma ensurdecedora e os gritos eram glorificados de pé pelos fiéis. Também notamos que os pastores tinham vários modos de prender a atenção dos fiéis com performances, frases de impacto, musica, variações no volume dos microfones para causar mais impacto e também a distribuição de brindes, como rosas que supostamente seriam o seu ele com Deus e carteira com todas as cédulas do real demonstrativas, para que os fieis às completassem e as devolvessem para a igreja. Um dos pastores chegou a falar que alguns dos fiéis completariam a carteira até o final da semana pela força de Deus.

"Honrará a carteira de Deus,
e Deus vai horar a sua!"
Frase dita por um dos pastores que regiam a reunião.

Os problemas resolvidos na igreja universal, não falam sobre a absorvição do fiel para a entrada no reino de Deus, mesmo essa sendo uma das doutrinas da igreja, todas as propostas de ajuda dadas pelos pastores falavam sobre a realização financeira  e de como: "O dinheiro atinge a tudo, tá na bíblia! (...) É preciso ter dinheiro para glorificar a Deus!(...) Com Jesus o Dinheiro traz felicidade, sim!(...) Com dinheiro, até o feio fica bonito!" Entre outras barbaridades faladas durante a reunião em que estávamos.  O dinheiro seria a solução de tudo, e Deus o traria para você, ajudando-o a comprar seu carro importado, sua casa, sua loja, se você pagasse o dizimo Deus iria te glorificar e te dar todos esses bens mundanos. Apesar da igreja falar muito de Jesus, ela não segue seus princípios, já que segundo a bíblia, que também era muito citada, Jesus foi um homem humilde, diferente do que os pastores incentivavam seus fiéis à serem.
Algumas pessoas eram tocadas pelos pastores, para receber benção, ou até mesmo para "expulsar entidades", como aconteceu com a moça que sentava a nossa frente.
A igreja também distribui nas ruas um jornal que é de edição nacional. "A folha universal" fala de tudo, como um jornal comum, mas destacando matérias evangélicas e até mesmo algumas de critica à outras personalidades pertencentes à outras igrejas. 


Foto da matéria que fala sobre o bispo da Alemanha  Franz-Peter Tebartz-Van Elts, que foi afastado pelo Vaticano, acusado de gastar uma quantias de 31 milhões de euros em sua residencia oficial.

Não fomos capazes de acompanhar a reunião até o final, de tanto ouvir os gritos dos pastores, uma de nós soltou até um "amém" no final de uma glorificação, mesmo sem acreditar em Deus. Assim percebemos como alguns podem ser afetados, até mesmo os descrentes. 


" E estes cães são gulosos,
não se podem fartar;
E eles são pastores que nada compreendem:
Todos eles se tornam para o seu caminho,
cada um para sua ganância,
cada um por sua parte."
Isaias, 56-11

Esclarecimento
 Não nos foi permitido gravar ou fotografar as dependências da igreja.

7 comentários:

  1. Muito bom! É isso mesmo, meu pai é pastor porém divorciado de minha mãe,na assembléia de Deus as coisas são quase a mesma coisa. Os pastores das igrejas são filiados a convenções que por definição são uma "apoio" mas a realidade é totalmente desprezível.O fato é que a maioria das igrejas protestantes que doutrinam a "Teoria da Prosperidade" estão situadas em bairros periféricos em que o sonho de ascensão social é maior,ou seja,sendo mais fácil a "ilusão da prosperidade financeira" com frases de impacto e outros exemplos que citaram.Mesmo com todos esses exemplos de hipocrisia e falsa moralidade de algumas igrejas, não podemos generalizar como muitas pessoas fazem, pois há igrejas que realizam trabalhos voluntários,missionarismo,e entre outros na qual seguem o que a bíblia condiz. Mas é isso, o blog na minha opinião está muito bom mesmo, aguardo mais postagens...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! É isso mesmo, meu pai é pastor porém divorciado de minha mãe,na assembléia de Deus as coisas são quase a mesma coisa. Os pastores das igrejas são filiados a convenções que por definição são uma "apoio" mas a realidade é totalmente desprezível.O fato é que a maioria das igrejas protestantes que doutrinam a "Teoria da Prosperidade" estão situadas em bairros periféricos em que o sonho de ascensão social é maior,ou seja,sendo mais fácil a "ilusão da prosperidade financeira" com frases de impacto e outros exemplos que citaram.Mesmo com todos esses exemplos de hipocrisia e falsa moralidade de algumas igrejas, não podemos generalizar como muitas pessoas fazem, pois há igrejas que realizam trabalhos voluntários,missionarismo,e entre outros na qual seguem o que a bíblia condiz. Mas é isso, o blog na minha opinião está muito bom mesmo, aguardo mais postagens...

    *Comentei acima, porém o perfil ficou com uns números, se puderem apagá-lo fico agradecido.

    ResponderExcluir
  4. Ei pessoal, tema espinhoso não? Realmente a maior crítica em relação a essas igrejas é o fato de comercializarem a fé, ou melhor, abusarem da fé alheia. Mas não podemos nos esquecer que a Igreja Católica foi professora nessa arte. Basta lembrarmos a venda de Indulgências (a salvação dos pecados) a simonia (venda de relíquias sagradas) e a vida incompatível dos bispos e papas com o discurso que pregam (humildade, sacrifício, amor ao próximo)
    MAs voltando ao tema do blog, se vocês procurarem em edições anteriores da revista Veja verão uma matéria sobre um ex-pastor, expulso de uma igreja evangélica, que relata que era obrigado a "bater metas" como se fora um vendedor. Enfim, em tempos de capitalismo selvagem a fé é mais um produto a ser explorado.

    ResponderExcluir